quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Os 7 Sacramentos: Quais são?

Os Sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia

O Sacramento do Batismo: o Batismo é o fundamento de toda a vida cristã e o nascimento para vida com Cristo. No batismo somos libertos e regenerados do pecado original. Como filhos de Deus nos tornamos membros do corpo de Jesus Cristo, incorporados à Igreja, e feitos participantes de sua missão.

O Batismo não é apenas uma benção para crianças, mas sim indicação de mudança de vida, conversão e adesão a Jesus, uma resposta de fé, é um dom que precisa ser acolhido, exercitado e vivido todos os dias. Pelo Batismo somos chamados a santificar nossas vidas, consagrando nosso viver a transformação do mundo, é convocado a ouvir a Deus, acolhendo e vivendo sua santa Palavra e anunciando o evangelho a tudo que se opõe ao Reino de Deus.

 

O Sacramento da Confirmação: é o sacramento que confirma e consolida a ação batismal. O cristão é ungido com o óleo do Crisma, e por essa unção participa das ações do Espírito Santo sobre Jesus, Maria e os apóstolos, em Pentecostes.

Considerando que o Batismo é realizado quando ainda somos crianças, a Confirmação passa a marcar a maturidade na fé. Por isso é antecedida por uma cuidadosa catequese, pois somente assim esse Sacramento será uma experiência marcante na vida de um jovem, e o impulsionará a uma vida participante e consciente na Igreja de Jesus Cristo.

Eucaristia- O Sacramento da Eucaristia: a Eucaristia é a celebração da Ceia do Senhor e a renovação da Nova e Eterna aliança de Deus conosco. É a fonte e o centro da vida cristã, Ela reúne e faz da igreja o Corpo de Cristo. O Pai e o Espírito Santo se colocam sobre o pão e o vinho, para que se transforme no Corpo e Sangue de Cristo, assim recebemos o próprio Jesus. Comungar é unir-se a Cristo e formar com Ele um só corpo.

 

 

Os Sacramentos medicinais ou de cura: Penitência e Unção dos enfermos

A Penitência: é também chamada de Sacramento da Reconciliação, Perdão, Confissão e até mesmo Conversão. É por meio desse sacramento que o católico obtém da misericórdia divina, o perdão da ofensa feita a Deus e ao próximo. O remédio desse Sacramento é a misericórdia de Deus, que movido por compaixão diante de um coração contrito e arrependido, perdoa, reconcilia e restaura a pessoa que se converte sob a ação do Espírito Santo e recebe a absolvição do sacerdote, que age em nome de Jesus Cristo.

uncao_enfermos

Unção dos enfermos: o Evangelho revela a compaixão de Jesus para com os doentes. As numerosas curas realizadas são claros sinais de que, por Ele, chegou o Reino de Deus prometido e esperado e a vitória sobre o pecado, sofrimento e morte. A Igreja além do cuidado com os doentes os acompanha com orações e celebra o Sacramento da Unção dos enfermos.

Nós cremos que nosso sofrimento unido ao sofrimento de Jesus, é meio de purificação e de salvação para nós e para Igreja. Este Sacramento pode ser pedido na doença ou na velhice, esteja ou não o doente em perigo de morte. Jesus Cristo se faz presente nesse Sacramento para fortificar, sanar e reerguer o doente ou idoso.

Os Sacramentos da Ordem e Matrimônio

Sac. Ordem O Sacramento da Ordem: mediante a este Sacramento, alguns cristãos são ordenados para estarem à frente da comunidade, no exercício desse Sacramento se exige contínua e generosa entrega pessoal, está intimamente ligado à pregação do Evangelho e a celebração dos sacramentos, especialmente Eucaristia, fonte e centro da vida da Igreja.

Com esse Sacramento se recebe a missão de servir a Deus, por meio de uma comunidade de fiéis e a humanidade, em nome de Jesus Cristo, que é o sumo e extremo sacerdote.

“A Ordem é o Sacramento graças ao qual a missão confiada a Cristo e seus apóstolos

continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos.” (CIC, 1536)

“Onde se tem um sacerdote...se tem o próprio Jesus!!”

Sacramento Matrimônio

O Sacramento do Matrimônio: é o Sacramento da aliança conjugal, que é abençoado por Deus, pois tem sentido próprio no plano da criação. Deus que criou o homem e a mulher por amor e também por amor chama-os em Matrimônio, a uma íntima comunhão de vida, de amor e cuidados recíprocos. Assim não são mais dois, mas uma só carne e tornam-se portadores da benção de Deus. Dessa abençoada união vem a família, onde nascem os filhos de Deus e pela graça do Espírito Santo tornam-se membros da Igreja.

“Sede fecundos e multiplicai-vos...” (Gen 1,28)

Nenhum comentário: